Aplicação

Materiais necessários para aplicar papel de parede

Para uma aplicação mais eficaz, existem alguns materiais que irão auxiliar para que a técnica seja executada da melhor forma o possível. Confira:

  • Escada
  • Fita métrica ou trena
  • Tesoura
  • Estilete
  • Espátula
  • Pano seco
  • Esponja

Como aplicar papel de parede: passo a passo

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Apesar de parecer complicado à primeira vista, aplicar papel de parede pode ser extremamente fácil e divertido. Para isso, basta seguir alguns passos, garantindo uma aplicação caseira, porém com aspecto profissional. Confira as instruções da profissional:

Passo 1: limpeza e preparação da parede

“Caso a parede apresente calosidades, prepare a parede com gesso ou massa corrida. Após este processo, passe tinta para evitar que o pó grude futuramente no papel. De preferência, faça esse processo de preparação da parede pelo menos uma semana antes da instalação. No caso da parede já estar nivelada, basta passar um pano úmido para deixá-la bem limpa e livre de pó antes de iniciar a instalação”, explica Isabelle.

Passo 2: mida a parede

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Antes de iniciar a aplicação, faça a medição da parede para verificar quanto de papel você necessitará. Este processo irá facilitar na hora de realizar os recortes de tomadas e janelas, por exemplo. “Meça a parede com uma trena. É importante anotar a altura e a largura, pois o modelo do papel irá influenciar na quantidade a ser comprada de acordo com a altura e largura da parede. Comece a medir a partir do rodapé e pare em eventual presença de gola de gesso no teto, medindo somente a área onde será instalado o papel”, orienta.

Passo 3: cortando o papel de parede

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Lembre-se que o rolo sempre vem com uma largura fixa, porém deve-se cortar a altura desejada de acordo com a metragem da parede, por isso a importância de medi-la antes de começar o processo de aplicação.

 

 

Passo 4: aplicando na parede

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Para deixar a aplicação mais fácil, inicie a aplicação pela parte superior da parede, encaixando-o nos cantos e cuidando para deixar a sobra de papel para recorte posterior.

“Ajeite o papel com as mãos para posicioná-lo. Destaque o papel do verso pela metade e encaixe na parede e remova lentamente e acertando com a espatula te dentro pra fora

Passo 5: retire as bolhas

 Não é aconselhável passar uma espátula para a retirada de bolhas, pois este processo danifica o papel ou retira a cola. “As bolhas de cola em excesso devem permanecer para garantir a fixação adequada do papel, sendo que o excesso desaparecerá em cerca de 2 dias”.

Passo 6: cortando as sobras

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Para retirar as sobras de papel, a profissional recomenda apenas encostar a espátula e passar o estilete delicadamente sobre elas, sem pressa, garantindo um resultado mais uniforme.

Passo 7: tomadas e interruptores

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

“No caso de tomadas e interruptores, desparafuse o espelho e com o estilete faça o recorte durante a instalação. Conforme o papel chegar nele é recomendável recortá-lo imediatamente para a tira de papel ficar reta e fixada de forma total na parede. Recoloque o espelho cerca de 1 hora após a instalação”, instrui.

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

“Para retirar algum resquício de cola que possa manchar o papel se permanecer sobre ele, utilize uma esponja umedecida com água, passando somente sobre as emendas”, recomenda.

 

 

 

Como limpar o papel de parede

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Em relação à limpeza deste material, a arquiteta revela que 90% dos papéis são plastificáveis e laváveis, por isso, basta um pano umedecido ou até mesmo utilizar o lado amarelo de uma bucha para higienizá-los. “Se for alguma sujeira mais forte, há a possibilidade de passar um pano com sabão neutro e água. No caso de papel mais simples, é necessário tomar muito cuidado, sendo recomendado passar somente um pano levemente umedecido”.

Dicas para escolher o papel de parede ideal para sua casa

Foto: iStock

FOTO: ISTOCK

Item disponível nos mais variados estilos, padrões, cores e texturas, o papel de parede pode ser o toque de estilo que falta para seu lar ficar ainda mais belo. Para tornar a escolha deste item mais fácil, confira algumas dicas da arquiteta:

Dica 1: tire a medida de sua parede antes de comprar

Este procedimento é de extrema importância para que não haja gastos desnecessários, ou mesmo que o rolo comprado não seja suficiente para cobrir toda a parede. “Esta etapa é importante, pois se o papel escolhido tiver estampas irá influenciar na quantidade da compra, já que o cálculo para verificar a quantidade necessária é diferente”.

Dica 2: cores estampas e texturas

“É aconselhável que você possua um profissional para te ajudar a escolher o melhor modelo, já que hoje temos uma gama infinita de desenhos, sendo eles temáticos, neutros, arabescos e florais, por exemplo. O importante é casar com o restante da sua decoração”, informa a arquiteta.

Vale lembrar que em ambientes pequenos, a melhor opção são papéis neutros, com estampas pequenas e claras. Já em ambiente maiores, é permitido papéis com estampas mais ousadas. Se deseja passar uma impressão de ambiente mais alto, o papel ideal pode ser aquele com listras verticais. Mas deseja reproduzir a sensação de cômodo mais largo, opte por um papel com listras horizontais. Outra dica é prezar por ambiente harmônicos ao utilizar papéis com tons em sintonia com a tinta utilizada nas paredes restantes.

Dica 3: escolha materiais de qualidade

Lembre-se que assim como qualquer item de decoração o papel de parede é um investimento e, muitas vezes, optar por um material mais barato pode não ser a melhor opção.

No mercado existem papéis de diversas nacionalidades, preços e qualidade. Segundo Isabelle, papéis de boa qualidade e acessíveis são alguns nacionais, os argentinos e os coreanos, já os de elevada qualidade seriam os de fabricação italiana.

Dica 4: tipos de papel de parede

Para escolher o papel de parede ideal para seu lar, conheça os tipos mais encontrados à venda:

  • Vinílico: papel fabricado em PVC, é resistente à luz, umidade e poeira, sendo opção ideal para ambientes úmidos. Possui alta durabilidade e limpeza fácil, utilizando pano úmido ou detergente neutro.
  • Tradicional: composto por celulose, é de fato um papel. Por este motivo, recomenda-se utilizá-lo em ambientes secos, sendo limpo apenas com um pano úmido.
  • TNT: conhecido como papel tecido-não-tecido, é composto por fibras de poliéster e celulose, sendo outra opção resistente à umidade. Pode ser higienizado com um detergente neutro e pano úmido.

Onde comprar papéis de parede online

Possuindo grande gama de opções, comprar papéis de parede em lojas online é uma boa escolha, sem contar que o preço muitas vezes é mais baixo do que em lojas físicas. Buscando evitar problemas, verifique as orientações e medidas do rolo no site.